Como funciona a tributação para advogados no Simples Nacional?

Blog Tributação Adv - PAVON | Contabilidade em São Paulo

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Compartilhe nas redes!

Como funciona a tributação para advogados no Simples Nacional? Esse é um assunto interessante e que pode ajudar muitos profissionais da área de advocacia a economizar no pagamento de impostos.

Se você é advogado e deseja pagar menos impostos, continue conosco até o final do artigo para conhecer o Simples Nacional, as alíquotas do regime e os benefícios que ele pode lhe garantir. Vale a pena conferir!

O que é Simples Nacional?

O Simples Nacional é um regime tributário criado pela Lei Complementar 123/2006, para atender micro e pequenas empresas, oferecendo a elas, tratamento fiscal simplificado.

Dentre as empresas que podem adotar esse regime de tributação, estão as sociedades de advocacia, tanto aquelas que são constituídas por um único advogado, como também aquelas que são formadas por dois ou mais profissionais.

No Simples Nacional, os advogados recolhem seus impostos em uma guia única mensal, cujo valor é calculado sobre o faturamento, com alíquota a partir de 4,5%.

Entenda a tributação para advogados no Simples Nacional

De acordo com a legislação em vigor, os advogados que decidem abrir um CNPJ e optam pelo Simples Nacional, devem recolher seus impostos com base nas faixas de faturamento e alíquotas do anexo IV deste regime.

Anexo IV do Simples Nacional

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 4,50%
De 180.000,01 a 360.000,00 9,00% R$ 8.100,00
De 360.000,01 a 720.000,00 10,20% R$ 12.420,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 14,00% R$ 39.780,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 22,00% R$ 183.780,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 33,00% R$ 828.000,00

 

Como nós podemos observar, o anexo IV conta com alíquota de 4,5% para sociedades de advocacia com faturamento anual de até R$ 180 mil, ou seja, cerca de R$ 15 mil por mês.

Com faixas de faturamento maiores e alíquotas reduzidas, o Simples pode ser muito mais econômico que a tributação na pessoa física, por exemplo, onde a alíquota chega a 27,50% para advogados com rendimentos acima de R$ 4.664,68 por mês.

Veja a tabela e compare as alíquotas:

Base de cálculo Alíquota Parcela a deduzir
Até 2.112.00 Isento Isento
De 2.112,01 até 2.826,65 7,50% R$ 158,40
De 2.826,66 até 3.751,05 15% R$ 370,40
De 3.751,06 até 4.664,68 22,50% R$ 651,73
Acima de 4.664,68 27,50% R$ 884,96

 

Diante da excelente oportunidade de economia ao optar pela tributação para advogados no Simples Nacional, não tenha dúvidas, abrir um CNPJ, constituindo uma sociedade de advocacia, é um excelente negócio.

Quais são os tipos de sociedade para advogados?

Advogados que desejam abrir um CNPJ para aproveitar a tributação no Simples Nacional e pagar menos impostos, tem basicamente duas opções à disposição. São elas:

  • Sociedade Unipessoal de Advocacia: Natureza jurídica voltada para advogados que decidem abrir um CNPJ individual, ou seja, sem sócios.
  • Sociedade Simples de Advocacia: Natureza jurídica para dois ou mais advogados que desejam abrir um CNPJ em sociedade para prestação de serviços na área da advocacia.

Tributação para advogados no Simples Nacional: quanto custa abrir um CNPJ?

O investimento para abrir um CNPJ para advogados e começar a recolher impostos no Simples Nacional é composto pelos seguintes itens:

  • Pagamento da taxa de registro da OAB;
  • Aquisição de um certificado digital;
  • Honorários do escritório de contabilidade.

Garanta economia na abertura do seu CNPJ. Entre em contato conosco e conte com as condições especiais para abertura de empresas da Pavon Inteligência Contábil!

Tributação para advogados no Simples Nacional: como abrir um CNPJ?

Os interessados em aproveitar os benefícios da tributação para advogados no Simples Nacional podem abrir um CNPJ de forma simples e rápida, seguindo as orientações do passo a passo abaixo:

1.Contrate uma contabilidade especializada

O primeiro passo para abrir uma sociedade de advocacia, seja no formato unipessoal ou pluripessoal (mais de um sócio) é buscar a orientação e assessoria de um contador.

O escritório de contabilidade poderá esclarecer uma série de dúvidas importantes sobre os trâmites para abertura de CNPJ, e além disso:

  • Cuidar dos trâmites para abrir sua sociedade de advocacia;
  • Manter as obrigações da sua sociedade de advocacia em dia;
  • Montar um planejamento para que a sociedade pague menos impostos.

Se você tem interesse em abrir uma sociedade de advocacia e pagar menos impostos, saiba que você pode contar com o time de especialistas da Pavon Inteligência Contábil.

2.Separe a documentação necessária

Dando sequência ao passo a passo, os profissionais interessados em abrir uma sociedade de advocacia vão precisar separar os seguintes documentos.

  • RG e CPF;
  • Carteira da OAB;
  • Comprovante de residência;
  • Carnê IPTU do imóvel escolhido como sede da empresa de advocacia;
  • 02 (duas) vias do requerimento assinado pelo advogado, conforme modelo disponibilizado pela OAB;
  • 04 (quatro) vias do instrumento de contrato devidamente rubricado e assinado, não sendo necessário reconhecimento de firma;
  • Declaração de inexistência de impedimento ou incompatibilidade para o advogado;
  • Ficha cadastral devidamente preenchida.

Além disso, é necessário que o advogado esteja em dia com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil.

3.Aguarde a abertura da sociedade de advocacia

Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto o contador cuida do registro e abertura da sua sociedade de advocacia, etapa que inclui:

  • Registro na OAB;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Assim que tudo estiver em ordem, você poderá prestar seus serviços como pessoa jurídica optante pelo Simples Nacional, e com isso, pagar menos impostos.

Conheça a Pavon Inteligência Contábil

Somos uma contabilidade moderna e digital, que atende advogados e escritórios de advocacia de diferentes partes do país, entregando diferenciais como:

  • Tecnologia: Contamos com equipamentos e software de alta tecnologia adaptados aos processos de trabalho de cada empresa.
  • Atendimento Humanizado: Nós nos preocupamos com a sua necessidade e com o sucesso da sua empresa. Por isso, estamos sempre à disposição!
  • Soluções Personalizadas: Aqui oferecemos soluções personalizadas que se encaixam perfeitamente nas necessidades do seu negócio.
  • Profissionais Qualificados: A Pavon conta com profissionais qualificados, com larga experiência e em constantes aprimoramentos.

Para saber mais, abrir CNPJ e economizar no pagamento de impostos, clique no botão do WhatsApp ou fale conosco no (11) 2271-2828. 

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Você está considerando investir em uma franquia, mas se deparou…
Cresta Posts Box by CP
Modelo 2 Irpf 2024 - PAVON | Contabilidade em São Paulo