Ícone do site PAVON | Contabilidade em São Paulo

Como emitir nota fiscal de serviços médicos?

PAVON | Contabilidade em São Paulo

Como emitir nota fiscal de serviços médicos? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que precisam emitir nota fiscal para prestar serviços como PJ em clínicas e hospitais, por exemplo.

Sabendo disso, o time da Pavon Inteligência Contábil, sua contabilidade especializada em médicos e profissionais da saúde, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Aqui você vai conferir todos os requisitos para obter autorização para emissão desse tipo de documento, bem como, o passo a passo para emissão das notas fiscais.

Para saber mais e ter acesso ao que a nossa equipe preparou para você, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Médico precisa emitir nota fiscal?

Sim. Existem alguns casos onde médicos precisam emitir nota fiscal. A regra é basicamente a seguinte:

Dito isso, podemos resumir da seguinte forma: se você é um médico que trabalha por conta própria, não tenha dúvidas, você precisará emitir algum tipo de documento fiscal, seja ele, o recibo ou a nota fiscal.

Para que não reste qualquer tipo de dúvida, veja o que diz a Lei 8.846/1994:

Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação.

O que acontece se o médico não emitir nota fiscal?

Médicos que são obrigados por lei, mas por qualquer que seja a razão, optem por não emitir suas notas fiscais, ficam sujeitos a uma série de consequências graves, pois praticam o que é considerado crime de sonegação fiscal e crime contra a ordem tributária.

Veja o que diz a Lei 8.137/90, que trata dos crimes contra a ordem tributária:

“Art. 1° Constitui crime contra a ordem tributária suprimir ou reduzir tributo, ou contribuição social e qualquer acessório, mediante as seguintes condutas:…

…V – negar ou deixar de fornecer, quando obrigatório, nota fiscal ou documento equivalente, relativa a venda de mercadoria ou prestação de serviço, efetivamente realizada, ou fornecê-la em desacordo com a legislação.

Pena – reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa.”

Veja também o que diz a Lei 4.729/65, que trata dos crimes de sonegação fiscal:

I – prestar declaração falsa ou omitir, total ou parcialmente, informação que deva ser produzida a agentes das pessoas jurídicas de direito público interno, com a intenção de eximir-se, total ou parcialmente, do pagamento de tributos, taxas e quaisquer adicionais devidos por lei;…

…Pena: Detenção, de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo.”

Diante disso, não corra riscos, procure cumprir o que está previsto na legislação e na dúvida consulte um contador, pois o fisco consegue descobrir se você está deixando de emitir uma ou mais notas fiscais de prestação de serviços.

Como emitir nota fiscal de serviços médicos?

Para começar a emitir nota fiscal de serviços médicos, você precisará da orientação de um contador para abrir o seu CNPJ e obter acesso ao sistema emissor de notas da prefeitura do seu município.

Dito isso, a boa notícia é que o passo a passo para abertura de um CNPJ médico é muito simples. Confira as orientações abaixo:

1.Contrate uma contabilidade para médicos: Comece contratando os serviços de uma contabilidade para médicos, como a Pavon Inteligência Contábil.

Nosso time de especialistas vai cuidar de todos os trâmites para abertura da sua empresa, trabalhará para manter suas obrigações em dia com o fisco e lhe ajudará a economizar no pagamento de impostos.

2.Separe os documentos necessários: Por sua vez, para que possamos prosseguir com o seu pedido de abertura do CNPJ, vamos precisar de alguns documentos, incluindo:

3.Aguarde a abertura da PJ médica: Por fim, basta que você aguarde alguns dias, enquanto cuidamos dos trâmites para abertura da sua PJ médica, o que inclui:

Assim que toda documentação estiver liberada pelos órgãos competentes, você receberá acesso a um portal da prefeitura do seu município, onde poderá emitir suas notas fiscais de prestação de serviços.

Por sua vez, para preencher e emitir cada nota fiscal, você precisará das seguintes informações:

Como funcionam os impostos sobre a emissão de nota fiscal de serviços médicos?

Para emitir nota fiscal de serviços médicos você precisará de um CNPJ e com um CNPJ ativo, você poderá recolher seus impostos em regimes como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

Veja um resumo e entenda como funciona:

Para saber mais sobre nota fiscal de serviços médicos, abertura de CNPJ e economia de impostos, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

Como uma contabilidade digital, a Pavon Inteligência Contábil atende médicos de todas as partes do país!

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile